Segundo Bardi, “O Barroco é o descanso após o
Renascimento (...) A pintura é coerente com o ritmo: o vento agita as vestes dos
santos, a paisagem é sem medida, repleta de abismos e de céus fulgurantes. As
figuras estão contorcidas em êxtase, há um delírio de mitologia nos países
livres do cheiro das velas de sacristia – velhas épocas em que os reis
católicos governavam com obscurantismo e autos-de-fé.”
Pintores barrocos estudados:
Peter Paul RUBENS (1577 - 1640)
Diego VELÁZQUEZ (1599 - 1660)
REMBRANDT Harmenszoon van Rijn (1606 - 1669)
CARAVAGGIO [Michelangelo Merisi (ou Amerighi)] (1571 - 1610)Rubens. Retrato de Susanne Fourment, "O que ressalta no quadro é a viva e esplêndida intensidade cromática, sublinhada pelos detalhes humanos."
Retrato de Susanne Fourment |
Volta ao trabalho. Nos últimos anos de vida Rubens "descobriu a vida real,a cidade e o campo, sem mitologia nem heroísmo, substituídos aqui pela
Volta ao trabalho |
As meninas.
"Retrato ambientado, quase alegórico, indiscutível obra prima de espontaneidade. Velázquez está presente, mas 'é a luz a principal personagem do quadro'(Harley)."
As meninas |
A rendição de Breda ou As lanças.
"A reprodução total permite entender por que muitos peritos o consideram 'o maior quadro histórico do mundo'." Celebra a vitória de Spinola que coloca cortesmente a mão no ombro do vencido, Justin de Nassau, e este entrega as chaves da cidade. Bardi chama a atenção para a luz na cena que recai sobre os dois generais.
A rendição de Breda ou As lanças |
A forja de vulcano.
Ambiente classicista no qual Velázquez realiza uma síntese brilhante e pessoal.
A forja de vulcano |
Mulher no banho.
"Através dos seus famosos claro-escuros Rembrandt consegue concentrar a atenção apenas num elemento do quadro: a mulher tomando banho."
Mulher no banho |
Os negociantes de tecidos.
"Numa cena animada, onde cada indivíduo é sentido separadamente, Rembrandt conseguiu dar ao grupo o sentido de unidade."
Os negociantes de tecidos |
Davi com a cabeça de Golias.
No quadro Caravaggio se utiliza de um tema permanente: a beleza equívoca do adolescente.
Davi com a cabeça de Golias |
Conversão de São Paulo.
A composição vibra numa forte tensão expressiva.
Conversão de São Paulo |
A decapitação de Holofernes.
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