quarta-feira, 20 de julho de 2016

Gênios da Pintura - Barrocos

Segundo Bardi, “O Barroco é o descanso após o Renascimento (...) A pintura é coerente com o ritmo: o vento agita as vestes dos santos, a paisagem é sem medida, repleta de abismos e de céus fulgurantes. As figuras estão contorcidas em êxtase, há um delírio de mitologia nos países livres do cheiro das velas de sacristia – velhas épocas em que os reis católicos governavam com obscurantismo e autos-de-fé.”

Pintores barrocos estudados:
Peter Paul RUBENS (1577 - 1640)
Diego VELÁZQUEZ (1599 - 1660)
REMBRANDT Harmenszoon van Rijn (1606 - 1669)
CARAVAGGIO [Michelangelo Merisi (ou Amerighi)] (1571 - 1610)


Rubens. Retrato de Susanne Fourment, "O que ressalta no quadro é a viva e esplêndida intensidade cromática, sublinhada pelos detalhes humanos."

Retrato de Susanne Fourment

Volta ao trabalho. Nos últimos anos de vida Rubens "descobriu a vida real,a cidade e o campo, sem mitologia nem heroísmo, substituídos aqui pela 
Volta ao trabalho
quietude da paisagem." 

As meninas
"Retrato ambientado, quase alegórico, indiscutível obra prima de espontaneidade. Velázquez está presente, mas 'é a luz a principal personagem do quadro'(Harley)."
As meninas


A rendição de Breda ou As lanças.
"A reprodução total permite entender por que muitos peritos o consideram 'o maior quadro histórico do mundo'." Celebra a vitória de Spinola que coloca cortesmente a mão no ombro do vencido, Justin de Nassau, e este entrega as chaves da cidade. Bardi chama a atenção para a luz na cena que recai sobre os dois generais.
A rendição de Breda ou As lanças
"Um brilho intenso cai sobre o rosto triunfante mas bondoso de Spinola, enquanto os traços melancólicos de Justin de Nassau estão quase imersos na sombra - um lampejo de gênio artístico e também de generosidade humana."





A forja de vulcano.
Ambiente classicista no qual Velázquez realiza uma síntese brilhante e pessoal. 
A forja de vulcano


Mulher no banho.
"Através dos seus famosos claro-escuros Rembrandt consegue concentrar a atenção apenas num elemento do quadro: a mulher tomando banho."
Mulher no banho


Os negociantes de tecidos.
"Numa cena animada, onde cada indivíduo é sentido separadamente, Rembrandt conseguiu dar ao grupo o sentido de unidade."
Os negociantes de tecidos



Davi com a cabeça de Golias.
No quadro Caravaggio se utiliza de um tema permanente: a beleza equívoca do adolescente.
Davi com a cabeça de Golias

"A cabeça decepada de Golias é considerada um auto-retrato de Caravaggio, já tomado pela melancolia em que viveu os últimos e perigosos anos de sua trajetória."


Conversão de São Paulo.
A composição vibra numa forte tensão expressiva.
Conversão de São Paulo
"'Onde está o santo?' - indagavam os maus entendedores - 'Aqui só se vê um cavalo!' Escapava-lhes tanto a simbologia do momento - quando São Paulo, o homem, caiu ao chão ofuscado pela visão de Jesus, na estrada de Damasco - como também a expressiva beleza transcendente que brota do vago foco de luz vindo de cima, a banhar o ventre do cavalo e inundar de claridade o rosto do santo. Colocando o centro do afresco no chão, Caravaggio documenta a insignificância do homem perante a divindade."


A decapitação de Holofernes.



0 comentários:

Postar um comentário