terça-feira, 28 de junho de 2016

O melhor do teatro grego

Dentre as tragédias gregas esta seleção publicada pela Zahar traz se não as mais importantes, pelo menos as mais conhecidas, além da comédia de Aristófanes:
- Prometeu acorrentado, Ésquilo
- Édipo Rei, Sófocles
- Medeia, Eurípedes
- As Nuvens, Aristófanes

Apresentação bastante esclarecedora e estimulante de Adriane da Silva Duarte, "Teatro grego: o que saber para apreciar" e tradução de Mário da Gama Kury.

Há ainda uma 'introdução' que precede cada peça possibilitando ao leitor uma melhor compreensão da produção literária do respectivo autor e do contexto histórico no qual está inserido, bem como, ao final, apresenta-se um "perfil dos personagens".


Lembro que certa vez, quando havia acabado de ler Antígona de Sófocles, a sugeri para uma amiga e ela recusou pois, segundo ela, "não estaria à altura" para "entender" a peça. Tentei persuadi-la do contrário até porque ela não conhecia nada dos gregos. Se é fato que há estudos eruditos e densos sobre o teatro grego é igualmente verdadeiro que o leigo pode compreender e apreciar a trama sem maiores dificuldades. Há um temor e certo preconceito de algumas pessoas ao serem apresentadas a áreas do conhecimento e das artes por estas serem tidas como "restritas a intelectuais" o que é uma pena.

0 comentários:

Postar um comentário